Você pode comer tudo o que gosta apenas trocando a forma de preparo e os ingredientes
Cuidar da alimentação é essencial para manter a saúde em dia, mas você sabia que não precisa eliminar sua comida preferida da dieta? A ideia é comer com qualidade, sem exageros, eliminando o excesso de óleo usado nas frituras, por exemplo.
Até mesmo aquela deliciosa lasanha você pode tornar mais saudável, substituindo por exemplo o molho de tomate industrializado pelo caseiro.
Uma outra dica super prática é ter uma fritadeira sem óleo em casa — a conhecida air fryer. Além disso, você também pode adotar outras sugestões, como:
Dicas para deixar suas receitas mais saudáveis
1-Troque a farinha branca pela integral
Os alimentos feitos com farinha integral demoram mais para serem processados, por liberarem a glicose mais lentamente no sangue. Isso significa que você fica saciado por mais tempo e se satisfaz mais facilmente. Além do pão, os biscoitos e bolos integrais são bem-vindos.
2-Reduza a quantidade de sal
O sal em excesso pode contribuir para o colesterol e a pressão alta. No lugar de temperar apenas com ele, invista em outras opções que ajudam a saborizar os alimentos. A pimenta, a páprica, o cominho, a salsinha, o orégano e outras ervas-finas são exemplos que prometem deixar a refeição incrível.
3-Troque o óleo pelo azeite de oliva
O óleo tradicional não é tão saudável para usar no cozimento e nas frituras. Uma dica prática é trocar pelo azeite de oliva. Além disso, tente não exagerar na quantidade, em média 1 fio de azeite ou 1 colher de sopa são suficientes.
4-Aposte no açúcar mascavo ou demerara
O açúcar branco tende a ser um grande vilão da dieta. Você não abre mão do açúcar? Vai precisar desse ingrediente em algumas receitas? Aposte nas versões mascavo ou demerara, elas são um pouco mais saudáveis e vão deixar tudo docinho, do jeito que você gosta.
5-Invista na fritadeira sem óleo
A air fryer, ou fritadeira sem óleo, é prática por não fazer tanta sujeira e uma ótima alternativa para comer frituras sem usar azeite ou óleo. Tudo o que você precisa fazer é colocar os alimentos na cestinha, programar o tempo certo e aproveitar algo sequinho e muito gostoso. Azeite aqui só se for o de oliva e como tempero.
6-Prefira o queijo branco
O queijo amarelo é mais gorduroso em comparação ao queijo branco. Assim, faça a substituição, tanto no dia a dia, para comer com pão no café da manhã, quanto para testar nas suas receitas. Inclusive, essa versão mais leve pode até acompanhar uma pizza ou um hambúrguer saudável.
7-Experimente outras farinhas
A farinha de trigo é a mais conhecida, mas você pode testar outras opções. Além de trocar pela versão de trigo integral, experimente a farinha de arroz, a de amêndoas e a de aveia. Todas ficam ótimas em bolos, massas de pizza, tortas salgadas e até em panquecas.
8-Prefira recheios leves
Vai rechear um bolo ou torta? Opte por algo leve. Nas versões doces, no lugar do brigadeiro tradicional, aposte no feito com biomassa de banana ou nas frutas. Agora se o recheio é salgado, o frango desfiado, o atum e os legumes são ótimas alternativas.
9-Use o cacau em pó no lugar do chocolate
O chocolate em pó é menos saudável em comparação com o cacau. Assim, faça essa troca, pois estará diminuindo a quantidade de açúcar consumida. Os bolos e brigadeiros com cacau têm um sabor mais forte, porém, satisfazem mais rapidamente.
10-Asse ao invés de fritar
Apesar de frituras serem mais práticas, experimente assar os alimentos no lugar de fritar. Peito de frango, batata palito e até mesmo bolinhos de chuva podem ficar uma delícia assados no forno elétrico ou convencional. A alternativa é prática quando você não quiser usar a air fryer.
O que achou das dicas? Adote-as no seu dia a dia e experimente uma forma diferenciada de se relacionar com o seu prato. Você vai se surpreender com as mudanças!