O Panetone é uma das comidas mais tradicionais e presentes nas mesas dos brasileiros durante as festividades de fim de ano, especificamente, no Natal.
Essa iguaria, além de ser amplamente consumida pelas pessoas durante essa época, também atuam como ótimas opções para presente.
Essa guloseima é tão tradicional no Brasil que pode até dar a impressão de que sua origem é brasileira, porém, equivoca-se quem pensa dessa maneira.
Mesmo apresentando uma história controversa, pois há várias versões para sua criação, o Panetone, é originário da Itália, você esperava por isso?
Como o Panetone foi criado
Existem várias histórias sobre a criação do Panetone, porém, mesmo com a imprecisão dos fatos, o certo é que algumas informações estão presentes em todas as histórias: que ele foi criado na Itália, mais precisamente em Milão, por alguém chamado Toni.
Uma das lendas conta que havia um padeiro chamado Toni que trabalhava na padaria Della Grazia, em Milão. Esse jovem estava apaixonado pela filha de seu patrão e teria inventado o pão doce para impressionar o pai da amada. Foi aí que o pão começou a ser comercializado e os fregueses passaram a pedir o “Pani de Toni”.
Porém, há outra lenda que sugere que o Panetone foi criado na véspera de Natal por volta de 1494-1500, na corte de Ludovico, o Mouro. Nessa época o Natal era comemorado com grandes banquetes e, em um dos Natais, a sobremesa queimou ao ser assada.
Foi nesse ínterim que Antonio (Toni), um dos empregados, que havia preparado uma massa com sobras de ingredientes no intuito de levá-la para casa, acabou, sem opção a não ser servi-la como sobremesa para a corte.
A sobremesa saiu melhor do que o esperado e foi tão apreciada que Ludovico perguntou a Toni como se chamada a iguaria. Toni disse que não tinha nome e Ludovico resolveu chama-la de “Pani de Toni” e foi daí que se originou o nome Panetone.
Com toda essa popularidade, o Panetone chegou ao Brasil após a Segunda Guerra Mundial, trazido pelos italianos e, Carlo Bauducco, resolveu comercializá-lo para os brasileiros em 1948.
→ Veja também:
Como fazer Panetone
O Panetone é basicamente um pão doce com recheio de frutas secas, uvas passas e frutas cristalizada, porém sua consistência é um pouco mais macia que o pão.
Que tal fazer o seu próprio Panetone? Separamos uma receita fácil e prática para você poder personalizar seus panetones e dá um sabor a mais a esta iguaria.
Receita Panetone Trufado Mesclado
Ingredientes
- 1 Chocotone pronto (500g)
- 250g de chocolate meio amargo picado
- 2 caixas de creme de leite (400g)
- 2 colheres de sopa de conhaque
- 250g de chocolate branco picado
- 1 colher de sopa de mel
- 1 colher de chá de essência de baunilha
Cobertura
- 50g de chocolate meio amargo derretido
- 50g de chocolate branco derretido
- 8 colheres de sopa de creme de leite
Modo de preparo
Parte superior do formulário
- Corte uma tampa do chocotone e com cuidado retire o miolo deixando uma borda e o fundo de 1 dedo.
- Derreta o chocolate meio amargo em banho-maria e misture metade do creme de leite e metade do conhaque. Leve à geladeira por 30 minutos.
- Derreta o chocolate branco em banho-maria e misture o restante do creme de leite e do conhaque, o mel e a essência. Leve à geladeira por 30 minutos.
- Para rechear o chocotone, alterne colheradas da trufa escura com a clara.
- Posicione a tampa do chocotone e leve à geladeira por 5 horas.
- Para a cobertura, derreta os chocolates separadamente e misture metade do creme de leite em cada um.
Decore o chocotone com os dois chocolates e sirva em seguida.
Faça e Venda!
Acredite: a cada ano a procura e maior por panetones caseiros e diferenciados. E aproveitando esse interesse, muitas cozinheiras aproveitam especialmente os últimos meses do ano para fazer e vender esse tipo de guloseima.
E não dá pra negar: bolos e doces caseiros possuem uma aceitação enorme! Muitas mulheres lucram bastante fazendo e vendendo bolos de pote gourmet, bolos caseiros e recheados… e aproveitam a onda para dar foco aos panetones caseiros.
Fica a dica aí pra quem quer aproveitar o final do ano para fazer uma renda extra em casa.