Maravilhoso! Hoje você vai aprender como fazer a receita do Arroz Carreteiro: um dos pratos típicos brasileiros mais bonitos e mais saborosos.
Aquele cheirinho, aquela aparência de dar água na boca com a carne seca desfiada e tantos outros ingredientes que tornam esse prato colorido e atraente… é impossível resistir a esse prato incrível.
E se você acha que é difícil de preparar, vai se surpreender. Seguindo o passo a passo abaixo, você vai aprender como preparar arroz carreteiro de um jeito simples e fácil:
Receita de Arroz Carreteiro Fácil e Rápido
Ingredientes
- 3 xícaras de arroz;
- 5 dentes de alho;
- 1 cebola média;
- 1kg de carne seca;
- 100g de vagem;
- 250g de cenoura;
- 2 espigas de milho verde ou 1/2 lata de milho;
- 10 azeitonas;
- Cheiro verde.
Modo de Preparar
- Retire o sal da carne um dia antes de fazer a receita.
- Pique-a em tamanhos pequenos e frite-os até dourar. Junte a cebola e o alho.
- Depois que eles estiverem dourados, coloque o arroz, a vagem e a cenoura picados, o milho verde e refogue tudo.
- Coloque 6 xícaras de água e deixe cozinhar por aproximadamente 40 min.
- Deixe secar ainda por uns 10 min antes de servir, com o fogo desligado. Em seguida, salpique o cheiro verde e as azeitonas picadas.
Prontinho! Rende bastante, servindo entre 10 a 15 pessoas.
Vou deixar aqui embaixo a indicação de outro modo de preparo super recomendado e aprovado, ensinado pela Isamara:
O que servir com arroz carreteiro?
Por ser considerado um prato completo e já com muitos ingredientes, ele não exige tantos acompanhamentos. Mas é possível complementar o prato com carne suína como a bisteca ou pernil, tutu de feijão e uma salada de folhas.
O Arroz de Carreteiro e sua origem
Muitos chamam esse prato de arroz de carreteiro especialmente por conta de sua origem. Ele é considerado um prato típico de Minas Gerais, mas também é do Rio Grande do Sul!
Acontece que há alguns séculos atrás, tropeiros gaúchos com destino a Minas Gerais, costumavam facilitar o transporte e preparo de suas refeições levando uma panela só e ingredientes fáceis de armazenar, como arroz e carnes salgadas. Na hora de parar para a refeição, tudo era misturado.
Além disso, há relatos que eles levavam charque (a carne seca salgada) para ser vendida em território mineiro. O sucesso foi tamanho que esse tipo de preparo rapidamente se popularizou em Minas Gerais a tal ponto de ser considerado um prato típico mineiro.
Uma opção bastante especial para prepara no seu almoço de domingo em família ou em qualquer ocasião que quiser.