A culinária francesa se desenvolveu a partir de séculos de mudanças sociais e políticas. Foi influenciado pelas regiões e diferentes culturas que moldaram a França. Este tipo de cozinha também é chamado de “alta cozinha” ou “cozinha de luxo”.
Os primeiros exemplos conhecidos de livros de culinária franceses são de 1391, com um livro intitulado “Le Viandier” de Guillaume Tirel, chef de Charles VI. Ele contém uma mistura de receitas dos tempos medievais e das cozinhas da corte renascentista.
O primeiro livro de receitas moderno foi escrito em 1651 por François Pierre La Varenne, chef do rei Luís XIV.
Existem muitas maneiras diferentes de cozinhar comida francesa. Alguns dos pratos mais populares incluem ratatouille, cassoulet e bouillabaisse.
A comida francesa não é apenas sobre os próprios pratos; é também sobre a cultura que os cerca. Existem muitas tradições e costumes diferentes que acompanham a comida francesa e podem ser fascinantes de se aprender.
Os doces franceses são uma sobremesa deliciosa e popular. Costumam ser ricos em sabor, o que os torna muito atraentes. As sobremesas francesas mais comuns são feitas de chocolate, creme, merengue, maçapão, macarons e tortas de frutas.
As sobremesas francesas têm uma longa tradição que remonta ao século 18, quando a corte francesa se mudou de Versalhes para Paris. Foi então que as primeiras confeitarias abriram em Paris. A mais popular dessas lojas era a Berthillon, na Île Saint-Louis, em Paris, às margens do rio Sena.
Assim, vamos conhecer um pouco mais sobre os doces mais conhecidos da França. Acompanhe.
Creme de Confeiteiro
O creme de confeiteiro ou creme branco doce é uma mistura leve e fofa de açúcar e gordura que é usada na culinária para dar uma textura suave aos alimentos. Também é usado como cobertura para sobremesas, como tortas, tortas e bolos.
Um creme de confeiteiro é um tipo de creme que foi adoçado com calda de açúcar. Pode ser feito com gema de ovo ou ovos inteiros, mas o tipo mais comum de creme de confeiteiro usa apenas clara de ovo.
Chantilly
Existem muitas maneiras de fazer chantilly. A maneira mais simples e comum é misturar creme de leite, açúcar, extrato de baunilha e uma pitada de sal. Então você pode usar uma batedeira ou um batedor para bater a mistura até que fique leve e fofa.
Um método alternativo é colocar os ingredientes em uma jarra lacrada, agitar vigorosamente por 10 segundos e depois refrigerar por pelo menos quatro horas antes de bater com uma batedeira ou batedeira elétrica.
A vantagem desse método é que é mais fácil porque você não precisa se preocupar em deixar o creme em picos. Ele formará picos suaves por conta própria enquanto esfria na geladeira.
Creme Inglês
O creme inglês é um doce feito com leite, açúcar e chantilly. O creme pode ser batido à mão ou com uma batedeira elétrica. A maneira mais comum de fazê-lo é usando o método do fogão, que envolve aquecer o leite até atingir o ponto de fervura em fogo baixo.
O creme inglês é usado como um tipo de molho para sobremesas e também para base delas (Como no caso do sorvete de baunilha e do creme brûlée).
O creme inglês é um tipo de creme utilizado nas mais diversas aplicações. Tem maior teor de gordura do que o chantilly e é usado para sobremesas e molhos. É feito de uma mistura de creme de leite ou chantilly, extrato de baunilha e açúcar. Se você quiser fazer sua própria versão do creme inglês.
Alguns dos doces que citamos acima, como o caso do Creme Inglês, tem sua origem disputada por França, Espanha e Inglaterra. Porém, brigas e disputas a parte a produção de cada um destes doces, deve ser feita da maneira correta para atingir o resultado final esperado.
Sobremesas da Culinária Francesa
Conheça mais algumas delicias populares na França no vídeo abaixo: