As festas de fim de ano estão chegando e uma das preocupações é o que comer na ceia de Natal, assim como na virada do ano. A maioria das pessoas termina escolhendo o tradicional peru ou chester para tais refeições.
Mas que tal inovar e escolher receitas com bacalhau?
O bacalhau tem seu pólo mundial de pesca e exportação na Noruega. Segundo registros, o holandês Yapes Ypess fundou a primeira indústria do peixe no século IX do peixe no século IX. Posteriormente, a demanda de bacalhau aumentou nos demais países da Europa, América e África.
Além disso, o bacalhau também é ótimo para saúde, já que possui ômega-3, que protege o sistema cardiovascular, é de fácil digestão, rico em proteínas, minerais e vitaminas do complexo B.
Por isso mesmo, as receitas de bacalhau crescem cada dia mais no gosto do paladar brasileiro. Só em 2021, de acordo com o Conselho Norueguês de Pesca (CNP), o aumento do consumo do peixe no país foi de 35% em relação ao ano anterior.
Sim, porém, existem algumas dicas importantes no momento do preparo. Por exemplo, é necessário saber identificar o verdadeiro bacalhau, dessalgá-lo para que fique macio e calcular a quantidade para cada pessoa (entre 150g e 250g por pessoa).
Mas se o assunto são as espinhas, o melhor momento para retirá-las é quando se desfia o peixe ou depois do cozimento. Entretanto, lembre-se que não se deve ferver, a não ser que a receita de bacalhau ou o preparo o exijam. Este peixe deve ser cozido em fogo brando, sem borbulhar, uma vez que a fervura o resseca.
Outra ótima dica diz respeito ao cozimento do bacalhau, para aqueles que desejam prepará-lo no forno ou na brasa. Se esse for o caso, pré-cozinhe o peixe por cinco minutos em uma panela com água, em fogo brando. Para incrementar a receita, você poderá deixá-lo submerso no leite durante duas horas, pelo menos, ou temperá-lo com azeite e ervas.
A última dica, que pode agilizar muito o preparo da sua ceia para as festas, é utilizar um bacalhau dessalgado. Dessa forma, o tempo de cozimento da peça diminui drasticamente, já que não é preciso ferver o peixe, o que dá mais rapidez ao preparo.
O bacalhau dessalgado é utilizado na maioria das receitas internacionais. Já pensou oferecer uma refeição de nível internacional à sua família?
Receitas de bacalhau simples, práticas e deliciosas
Ficou com água na boca e quer mais dicas e receitas de como preparar bacalhau? Chegou o momento de conferir cinco receitas com bacalhau para deixar as suas festas de fim de ano ainda mais especiais e saborosas! Aproveite as dicas e os passo a passo e bom proveito!
Escondidinho de bacalhau com espinafre
Escondidinho é um dos manjares mais populares do Brasil, sendo os mais comuns os de frango, carne seca e camarão. Mas por que não inovar e provar o escondidinho de bacalhau com espinafre? Esta é uma receita de bacalhau simples, que pode ser feita tanto para as festas, quanto em qualquer época ou comemoração do ano.
Confira os ingredientes e o modo de preparo para ter essa refeição diferenciada e saborosa na sua mesa:
Ingredientes
- 1kg de Bacalhau Gadus morhua dessalgado;
- 1 embalagem de puré instantâneo;
- 30g azeite;
- 200g de espinafres previamente descongelados;
- 1 cebola grande picada;
- 2 dentes de alho picados;
- Azeitonas em rodelas a gosto;
- Pão ralado a gosto;
- 1 ovo batido;
- Sal a gosto;
- Pimenta a gosto.
Modo de preparo
- Leve ao fogo uma panela com o azeite e refogue a cebola e o alho;
- Adicione o bacalhau e os espinafres e deixe cozinhar cerca de 10 minutos;
- Acrescente as azeitonas, misture e reserve a parte;
- Prepare o puré instantâneo conforme as instruções;
- Pré-aqueça o forno a 180º;
- Em um pirex ou forma, coloque uma camada de puré, depois a mistura do bacalhau e por cima o restante puré.
- Pincele a superfície com o ovo batido e depois polvilhe com o pão ralado;
- Leve ao forno apenas alguns minutos até dourar.
Bacalhau de Ano Novo
São várias as receitas com bacalhau que podem ser usadas no Ano Novo, mas com esta receita, você vai aprender a como preparar o bacalhau de uma forma simples e deliciosa para sua ceia de fim de ano. Confira todos os ingredientes necessários e o passo a passo do preparo desse prato que fica pronto em 60 minutos e rende até oito porções:
Para a Massa
- 1 kg de batata;
- 1 vidro de leite de coco;
- 1 lata de creme de leite sem soro;
- Margarina.
Para o recheio
- 1kg de Bacalhau Gadus morhua dessalgado;
- 1 lata de palmito;
- 3 tomates sem semente;
- Azeitona;
- Cheiro verde;
- Alho;
- Cebola;
- Azeite;
- Muçarela a gosto.
Modo de preparo
- Para a massa, faça um purê com as batatas espremidas, a margarina, o leite de coco e o creme de leite e bata bem na batedeira.
- Para o recheio, deixe o bacalhau dessalgar da noite para o dia;
- Cozinhe o bacalhau, desfie e tire as espinhas;
- Coloque o azeite, a cebola e o alho em uma panela e refogue o bacalhau;
- Misture os demais ingredientes e refogue junto, mas tenha cuidado com o sal;
- Coloque uma camada do purê, outra do bacalhau e uma do queijo muçarela em um recipiente grande;
- Finalize com o restante do purê e a muçarela por cima;
- Leve ao forno por, aproximadamente, 25 minutos ou até o queijo derreter.
Arroz de Bacalhau
Aprenda essa receita de bacalhau simples para seis pessoas! Um prato prático, que você pode preparar antes, levar ao forno e deixá-lo para assar. Com essa receita você pode se ocupar com outras coisas enquanto o arroz de bacalhau fica pronto! Confira os ingredientes e o modo de preparo:
Ingredientes
- 1 xícara de azeitonas pretas picadas;
- 1 lata de tomate sem casca;
- 3 tomates maduros picados tipo vinagrete;
- 3 xícaras de arroz parboilizado;
- 1 xícara de azeite de oliva extra virgem;
- 4 xícaras de água;
- 2 caldos de peixe (ou de legumes);
- 700 gramas de lascas de bacalhau dessalgada;
- 1 xícara de azeitonas verdes picadas.
Modo de preparo
- Em um recipiente grande coloque o arroz, o bacalhau, as azeitonas e a lata de tomates sem casca, desmanchados com a ajuda de uma colher;
- Pique os tomates tipo vinagrete e misture ao arroz delicadamente;
- Acrescente o azeite e misture mais;
- Dissolva o caldo de peixe com a água e junte também ao arroz. Se precisar, acrescente sal, mas com cuidado, já que as azeitonas usadas também são salgadas;
- Coberto com papel alumínio, leve ao forno baixo até começar a sentir o cheiro;
- Se ficar no forno por mais tempo, ficará mais seco, mas se quiser que a consistência fique mais molhada, deixe até quando o arroz cozinhar;
- Para servir, regue com mais azeite.
Bacalhau gratinado
Não é apenas a sexta-feira santa que combina com bacalhau. Nesse dia, para os cristãos, não está permitido o consumo de carne vermelha. Por isso, o bacalhau se tornou uma das opções favoritas na data, tanto na sexta quanto no domingo.
Entretanto, tal pescado se tornou opção de ceia em outras festividades ao longo do ano, como no Natal e no Ano Novo. Como você já aprendeu aqui, o processo de dessalgar o bacalhau não é nem um bicho de sete cabeças. Mas caso deseje, também há opções do peixe já dessalgados, muito mais práticas para manusear e preparar, prontas para serem temperadas e consumidas rapidamente.
E uma dessas receitas é o bacalhau gratinado! Aprenda a fazer essa receita com bacalhau desfiado que serve de seis a oito pessoas e inove no seu jantar.
Ingredientes
- 500 gramas de bacalhau desfiado e cozido;
- 2 latas de creme de leite sem soro;
- 1 pote de requeijão;
- 100 gramas de queijo parmesão ralado;
- 1 cebola;
- 2 dentes de alho;
- 1 kg de batata;
- 300 ml de leite integral;
- 1 pitada de noz moscada em pó;
- Sal e pimenta do reino a gosto;
- Azeite para untar o recipiente.
Modo de preparo
- Desfie o bacalhau, retire as espinhas e a escama, pique a cebola e o alho, descasque e corte batatas em rodelas;
- Refogue a cebola e o alho com um fio de azeite em uma panela média. Acrescente o bacalhau, deixe cozinhar por, aproximadamente, cinco minutos e reserve
- Cozinhe as batatas em uma panela grande, com bastante água, até que fiquem macias, mas firmes. Adicione uma pitada de sal durante o cozimento. Pré-aqueça o forno a 180º graus durante essa etapa;
- Processe o leite, o requeijão e o creme de leite no liquidificador. O resultado deve ser um creme espesso e perfumado. Coloque a noz moscada, a pimenta do reino a gosto e uma colher de chá de sal;
- Unte com azeite um recipiente e faça uma camada com parte desse creme;
- Coloque uma camada de batata por cima e em seguida espalhe o bacalhau. É necessário que fique bem coberto. Repita o processo mais uma vez e termine com o creme e queijo parmesão;
- Coloque no forno por 30 minutos ou até gratinar o queijo. Sirva assim que retirado do forno.
Salada de bacalhau desfiado
Uma salada de bacalhau desfiado é um excelente prato que se encaixa em qualquer ocasião, desde as festividades de fim de ano ou feriados comemorativos até uma simples reunião de família e amigos. Além de ser muito simples e rápida de fazer.
Ingredientes
- 500 gramas de
- Bacalhau Gadus morhua dessalgado;
- água a gosto;
- 5 batatas picadas;
- 2 colheres de sopa de sal;
- 1 cebola grande cortada em fatias;
- ½ xícara de azeite;
- 2 colheres de chá de alho picado ou amassado;
- ½ xícara de pimentão vermelho;
- ½ xícara de pimentão amarelo;
- ¼ xícara de chá de pimenta-do-reino;
- ½ xícara de azeitonas pretas;
- ¼ de salsinha picada;
- ¼ de xícara de cebolinha picada;
- 3 ovos cozidos.
Modo de preparo
- Coloque o bacalhau na panela e cubra-o com água. Ligue o fogo e deixe por até 10 minutos a partir do momento que começar a aparecer as bolhas;
- Retire o bacalhau da panela e desfie em lascas e reserve. Você pode adquirir bacalhau em lascas para facilitar essa parte;
- Utilize a mesma panela da fervura para ferver as batatas picadas e acrescente 1 colher de sal. Ferva até que elas fiquem macias, mas que não estejam desmanchando;
- Ponha as cebolas fatiadas em uma vasilha de água quente e deixe-as nela por 10 minutos. Após esse tempo, retire-as da água e reserve;
- Em uma nova panela, coloque o azeite, o alho e os pimentões amarelo e vermelho. Refogue em fogo baixo por 2 minutos;
- Acrescente agora as cebolas fatiadas e o bacalhau em lascas. Em seguida, tempere com a pimenta-do-reino e 1 e ½ colher de chá de sal;
- Em seguida, jogue as azeitonas pretas, as batatas cozidas, a salsa e a cebolinha e misture tudo;
- Após colocar em um refratário, fatie os ovos cozidos, use-os para decorar e sirva.
Agora que você descobriu mais sobre a história e os segredos de como preparar o bacalhau, escolha quantas receitas você quiser e aproveite ainda mais suas refeições e suas ceias de fim de ano!