A gestação é uma fase maravilhosa na vida de uma mulher, afinal ela está gerando e nutrindo uma nova vida que em breve irá alegrar a todos com seus primeiros passos e sorrisos.
No entanto, a mulher deve sempre ter cuidado com a alimentação, antes, durante e depois da gestação para manter-se saudável e garantir que o bebê tem todos os nutrientes necessários para seu desenvolvimento e não está recebendo elementos impróprios.
A dieta da gestante deve ser equilibrada e contar com todos os tipos de alimentos. Quando necessário, o médico e um nutricionista podem pedir à mulher que complemente sua alimentação com vitaminas, ácido fólico e nutrientes necessários. Normalmente a alimentação também pode contribuir com um tratamento de fertilidade e também com incômodos comuns na gravidez.
Enjoo e inchaço
Alguns alimentos e receitas práticas podem aliviar alguns sintomas desagradáveis da gravidez, como os enjôos, que ocorrem especialmente pela manhã nos primeiros meses de gestação. Uma forma prática de evitar o desconforto é comer uma ou duas bolachas água e sal ou torradas lentamente antes de sair da cama.
Algumas frutas também podem ajudar a diminuir os enjoos, como banana nanica, abacaxi, caqui e a laranja-pera. Espinafre, rúcula, escarola e carnes magras como peixe e frango também ajudam a manter a dieta equilibrada e afastam os enjoos.
O sal é um grande vilão na alimentação em geral e especialmente durante a gravidez. O sal ajuda a reter líquidos e isso pode causar inchaços na gestante, que já está lidando com uma alteração de peso e de ponto de equilíbrio com a barriga crescendo. Utilizar o mínimo possível do tempero é uma boa dica para as gestantes.
Alimentos essenciais
A dieta da gestante deve ser balanceada e conter diversos tipos de alimentos. Assim não só ela garante a nutrição do bebê como também não ganha mais quilos do que deveria comendo doces e frituras em demasia. Os alimentos que não podem faltar na alimentação da futura mamãe são:
- Leite e derivados;
- Couve, espinafre ou brócolis;
- Carnes ou ovos;
- Feijão ou castanhas;
- Carboidratos.
Quando possível, é importante buscar a orientação nutricional antes mesmo de engravidar.
Porém, quando a gravidez ocorre de forma inesperada, é importante buscar um profissional assim que possível, garantindo a nutrição da mamãe do bebê e cuidando para ter uma gestação saudável para os dois.
Receitas para Gestantes
Vou deixar a seguir a indicação de alguns preparos simples e práticos para as futuras mamães. São refeições mais leves e com foco na ingestão de vitaminas e nutrientes:
Grávida pode comer comida japonesa?
Você sabia que quem está grávida deve evitar comidas japonesas como o sushi?
Não é novidade que a alimentação para gestantes exige um certo cuidado e dessa forma é importante saber que tipo de comida pode-se consumir.
Saiba mais no vídeo abaixo: