Não importa quais sejam as suas preferências de dieta: com o auxílio da internet, é possível achar todo e qualquer tipo de receita! Isso é útil para todos os internautas, especialmente às gerações mais velhas.
Se você ainda imagina todas as vovós como senhorinhas com um caderninho de receitas, os seus conceitos estão um pouco atrasados! Não há nada de errado em ser uma avó mais tradicional, mas a verdade é que uma parcela enorme das gerações mais antigas não se adequa a esses estereótipos.
Um estudo da ExpressVPN mostrou que apenas cerca de ¼ (26,2%) das pessoas com mais de 69 anos que usam a internet consideram saber pouco ou nada sobre as tecnologias digitais e online. Quando partimos para os adultos entre 59 e 68 anos, essa porcentagem cai ainda mais, não chegando a 17%.
Ou seja: nossos pais e avós podem até ser cozinheiros de mão cheia, mas eles substituíram o caderno de receitas por smartphones e aplicativos! E isso é extremamente positivo: o que antes tratava de um tipo de conhecimento limitado e restrito, atualmente alcança indivíduos nos quatro cantos do globo.
Ainda segundo a pesquisa, a maioria dos adultos e jovens precisam ajudar seus familiares idosos com o uso de smartphones e computadores.
Isso é positivo, pois garante que sejam explicadas maneiras de se manter seguro enquanto se procura vídeos de receitas na internet.
1. Receitas a partir de sites e aplicativos nos smartphones
Cerca de 85% das pessoas conectadas acessam a internet a partir dos smartphones, segundo dados da pesquisa. Isso inclui as gerações mais velhas, as quais apreciam a conveniência de dispositivos móveis enquanto realizam outras tarefas. Isso vale para a cozinha e receitas encontradas na internet.
Da mesma maneira que um livro de receitas pode ficar na bancada da cozinha enquanto nossos pais e avós fazem um prato, o mesmo também vale para os celulares. Existem milhões de plataformas de comida e aplicativos para os smartphones que podem ser acessados para ter informações de receitas.
2. Vídeos de tutorial em plataformas online
Se ler sobre as receitas já é interessante, assistir então é ainda mais proveitoso! Muitas vezes as instruções por texto não são suficientes para auxiliar nossos pais e avós a fazer uma receita, de modo que os vídeos de tutorial surgem como uma alternativa muito valiosa ao aprendizado de novos pratos.
Isso sem falar no algoritmo, o qual apresenta a nossos pais e avós mais canais de receitas e com temas relacionados, de acordo com o que eles assistem. Há o suprimento de uma demanda que muitos nem sabem que procuram; o que merece atenção em outros contextos, mas é interessante nesse exemplo.
3. Oportunidade de aprender novos conhecimentos
Quem pensa que pessoas mais velhas não são capazes de aprender coisas novas está completamente enganado! Mesmo no contexto digital, há aqueles que são autodidatas. O artigo diz que 80% dos mais jovens ajudam pais e avós com a internet, mas há uma parcela que aprende sozinha.
Dados da mesma pesquisa apontam que 67% dos mais velhos dependem da ajuda de membros mais novos da família, o que significa que o restante desses indivíduos é capaz de cumprir as tarefas sem auxílio. A internet casa com essa ideia, já que permite o aprendizado de novas receitas o tempo inteiro.
4. Postagem dos pratos feitos para familiares e amigos
Há uma sensação de orgulho saudável em ver um prato finalizado depois de muito esforço e carinho. Para os mais jovens, isso é intensificado a partir de fotografias e compartilhamento nas redes sociais, o que não era o caso para gerações antes da internet. Por que não os apresentar à essa satisfação?
Nossos pais e avós podem, assim como seus filhos e netos, postar fotos e vídeos de receitas prontas na internet; ou mesmo ensinar outros a partir de vídeos! Há aqui um valor tremendo no ciclo de aprendizado e ensino, permitindo que gerações mais velhas ensinem o que já sabem sobre a cozinha.
5. Armazenamento de receitas antigas na nuvem
Não é incomum que receitas valiosas, passadas de pais para filhos por gerações, sejam perdidas quando o objeto físico que as continha é danificado de alguma forma. Felizmente, as tecnologias podem oferecer uma saída: a chance de salvar na nuvem as fotos de cadernos de receita familiares.
Antes do uso desse tipo de serviço, o artigo aponta que é essencial que filhos e netos expliquem aos mais velhos sobre golpes e fraudes na internet, a fim de que eles utilizem os serviços por conta própria com segurança. A independência digital é um dos maiores benefícios para a cozinha!
6. Exploração de novas culturas culinárias através da internet
A internet oferece aos nossos pais e avós uma janela para o mundo, possibilitando que conheçam pratos e tradições culinárias de diferentes países sem saírem de casa.
Graças a plataformas de receitas internacionais e a tradutores online, é possível descobrir sabores, ingredientes e técnicas de outros cantos do mundo com apenas alguns cliques.
Essa prática enriquece a experiência na cozinha e ainda permite que experimentem receitas exóticas que talvez nunca tenham conhecido antes, ampliando seu repertório e trazendo novas inspirações para o dia a dia.
Da mesma maneira que cozinhar junto daqueles que amamos pode ser um ato de afeto, o mesmo acontece com o ensino de como utilizar as ferramentas digitais. Com paciência e carinho, estaremos agregando um recurso extremamente útil ao cotidiano dos nossos pais e avós que adoram cozinhar!